AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO APLICADAS AO ENSINO SUPERIOR: a aceitabilidade docente e as práticas de Instituições de Ensino Superior do Estado de Santa Catarina.

Amanda Caregnato Duarte
Data de publicação: 01/07/2019
Orientador por: ANDRÉ GOBBO
Administração - Artigo Científico
Polo: Balneário Camboriú (SC)

RESUMO
Com os avanços tecnológicos e com as constantes mudanças no âmbito do Ensino Superior, as Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC’s, passaram a constituir a identidade de Instituições de Ensino Superior - IES que buscam constantemente melhorar a qualidade do ensino-aprendizagem. Além disso, esta ferramenta funciona como um diferenciador que garante vantagem competitiva seja para as IES, bem como para o desenvolvimento profissional dos que a utilizam. Assim o presente estudo levanta o seguinte questionamento: quais práticas de TIC’s são realizadas pelos docentes e membros do corpo técnico das IES em estudo, e quais os fatores que influenciam a aceitação destas tecnologias no processo de ensino-aprendizagem? Em resposta a este problema foi estabelecido como objetivo geral identificar as práticas docentes realizadas e a aceitabilidade das tecnologias no processo de ensino-aprendizagem de IES do Estado de Santa Catarina. E como objetivos específicos buscou-se: a) relacionar as práticas de TIC’s da comunidade científica, institucionalizadas ou não das IES em estudo; b) identificar os fatores que influenciam direta ou indiretamente a aceitação e a intenção de uso de tecnologias da informação e comunicação; c) criar um novo modelo de avaliação adaptado para as Instituições de Ensino Superior por meio da Análise Fatorial Exploratória. Para isso, realizou-se uma pesquisa descritiva, de abordagem quantitativa, com levantamento survey, com questionário estruturado de preenchimento próprio, aplicado via Google Formulários, com perguntas abertas e fechadas. Aos resultados da pesquisa, foram aplicadas análises: médias, Alpha de Cronbach, Correlação de Pearson, Testes de Viabilidade Estatística e Análise Fatorial Exploratória. As dimensões que apresentaram maiores correlações foram Intensão de Utilização com Contribuição (alta) e Influência Recebida com Contribuição (moderada). Os resultados no geral demonstram que há a utilização de diversas práticas relacionadas às TIC’s, no entanto, estas em sua maioria, são utilizadas por vontade própria, pois não há uma exigência específica por parte das IES, assim os entrevistados pretendem aumentar a utilização das TIC’s por considerarem esta uma ferramenta útil em suas atividades. Mediante a aplicação da Análise Fatorial Exploratória foi possível criar um novo modelo de mensuração, a escala original foi reduzida para duas dimensões, com vinte e uma variáveis.

ABSTRACT
With the technological advances and the constant changes in the scope of higher education, information and communication technologies-ICT's, began to constitute the identity of institutions of higher education-IES that constantly seek to improve the quality of Teaching and learning. In addition, this tool works as a differentiator that guarantees competitive advantage for the IES, as well as for the professional development of those who use it. Thus, the present study raises the following question: what practices of ICT are performed by professors and members of the technical staff of the IES under study, and what factors influence the acceptance of these technologies in the teaching-learning process? In response to this problem, it was established as a general objective to identify the teaching practices performed and the acceptability of technologies in the education-learning process of IES in the state of Santa Catarina. And as specific objectives we sought: a) to relate the ICT practices of the scientific community, institutionalized or not of the IES in study; b) To identify the factors that directly or indirectly influence the acceptance and intent to use information and communication technologies; c) To create a new model of evaluation adapted for higher education institutions through exploratory factor analysis. For this, we conducted a descriptive research, with a quantitative approach, with survey, survey, with a structured questionnaire of self-fulfillment, applied via Google forms, with open and closed questions. The results of the research were applied: means, Cronbach's Alpha, Pearson's correlation, statistical feasibility tests and exploratory factorial analysis. The dimensions that presented the highest correlations were intension of utilization with contribution (high) and influence received with contribution (moderate). The results in general demonstrate that there is the use of several practices related to ICT’s, however, these are mostly used by their own will, because there is no specific requirement on the part of the IES, so the interviewees intend to increase The use of ICT's because they consider this a useful tool in their activities. Through the application of the exploratory factorial analysis it was possible to create a new measurement model, the original scale was reduced to two dimensions, with twenty-one variables.

Palavras-chave: Tecnologias da Informação e Comunicação, Aceitabilidade de TIC’s, Instituições de Ensino Superior, Ensino-aprendizagem

Registro de patente: Não

Publicação parcial: Parcial

Detalhe de publicação parcial:

Número de páginas: 27

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