A VISÃO DE ADOLESCENTES SOBRE AS VIVÊNCIAS NO ESCOTISMO: UMA PERSPECTIVA DA PSICOLOGIA ANALÍTICA

Juliana Colione
Data de publicação: 23/07/2020
Orientador por: ELIZ MARINE WIGGERS
Psicologia - Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

RESUMO
O presente artigo aborda o tema da visão de adolescentes sobre as vivências no escotismo, sob a perspectiva da Psicologia Analítica. Assim, se pretende entender o desenvolvimento do ego e da autonomia do ponto de vista de Jung, bem como as habilidades sociais de cooperação a partir das relações interpessoais. O objetivo da pesquisa foi compreender as perspectivas dos adolescentes sobre a relação do escotismo com o processo de desenvolvimento do ego e o processo de individuação. Como objetivos específicos buscou-se compreender do ponto de vista dos adolescentes as relações estabelecidas em sua vida e em um grupo de escoteiro; analisar o desenvolvimento da adolescência sobre a perspectiva da Psicologia Analítica; e investigar a filosofia do Escotismo a partir da Psicologia Analítica. Assim, os sujeitos da pesquisa são precisamente escoteiros adolescentes, com idade entre 11 e 15 anos. Foi utilizada a abordagem qualitativa, na qual foram utilizados relatos de experiência através de um formulário do Google Forms para a coleta dos dados. Desta maneira, se buscou a realização de uma pesquisa inovadora relacionando Psicologia Analítica, escotismo, adolescentes e grupos sociais de pares no qual fazem parte o contexto do adolescente. Diante da pesquisa realizada, pode-se perceber pela visão do escoteiro que a participação no grupo auxilia no desenvolvimento do ego e no processo de individuação.

ABSTRACT
This article addresses the theme of adolescents' view of scouting experiences, from the perspective of Analytical Psychology. Thus, it is intended to understand the development of ego and autonomy from Jung's point of view, as well as the social skills of cooperation based on interpersonal relationships. The objective of the research was to understand the adolescents' perspectives on the relationship between Scouting and the ego development process and the individuation process. As specific objectives, we sought to understand from the adolescents' point of view the relationships established in their lives and in a scout group; analyze the development of adolescence from the perspective of Analytical Psychology; and investigate Scouting philosophy from Analytical Psychology. Thus, the research subjects are precisely adolescent Boy Scouts, aged between 11 and 15 years old. The qualitative approach was used, in which experience reports were used through a Google Forms form for data collection. In this way, we sought to carry out an innovative research relating Analytical Psychology, Scouting, adolescents and social groups of peers in which the adolescent context is part. In view of the research carried out, it can be seen from the Scout's view that participation in the group helps in the development of the ego and in the individuation process.

Palavras-chave: Psicologia Analítica, Adolescente, Escotismo.

Registro de patente: Sim

Publicação parcial: Total

Detalhe de publicação parcial:

Número de páginas: 22

Número de visualizações/download: 33 / 21

Clique aqui para fazer o download do arquivo completo.