BRAND EQUITY E O USO DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO APLICADAS AO ENSINO SUPERIOR: A INFLUÊNCIA DA SUA UTILIZAÇÃO FRENTE À PERCEPÇÃO DE MARCA DOS UNIVERSITÁRIOS CATARINENSES

Jaine de Oliveira
Data de publicação: 01/07/2019
Orientador por: ANDRÉ GOBBO
Administração - Artigo Científico
Polo: Balneário Camboriú (SC)

RESUMO
As mensurações de marca e do uso de tecnologias no processo ensino-aprendizado têm ganhado cada vez mais espaço, tanto para as contribuições teóricas quanto para a prática das IES. Nesse sentido, compreender as decisões de escolha dos consumidores em optar por uma ou outra instituição de ensino superior também registra alto índice de pesquisas científicas. Esse estudo teve como objetivo mensurar a percepção da comunidade acadêmica catarinense quanto às influências das TIC’s e valor de marca das IES. Para responder os objetivos dessa pesquisa, foram aplicados questionários impressos e auto preenchíveis com estudantes e indivíduos já formados em 20 diferentes cidades do Estado. A pesquisa foi aplicada no mês de abril de 2019. No total, participaram 438 pessoas que indicaram alta importância dada aos recursos tecnológicos no processo ensino-aprendizado; alta relevância aos aspectos de marca das IES e média-alta correlação entre os construtos utilizados por essa pesquisa. Identificou-se que o uso das TIC’s no processo de ensino-aprendizagem, influencia na percepção de marca dos universitários catarinense. Com relação a fidelização da marca, esta obteve baixas médias, indicando assim que as IES têm uma certa dificuldade para manter e fidelizar seus consumidores.

ABSTRACT
Brand measurements and the use of technologies in the teaching-learning process have gained more and more space, both for theoretical contributions and for the practice of HEIs. In this sense, understanding consumer choice decisions in choosing one or another higher education institution also registers a high index of scientific research. This study aimed to measure the perception of the academic community of Santa Catarina regarding the influences of ICTs and the brand equity of HEIs. To answer the objectives of this research, printed and self-filled questionnaires were applied to students and formed individuals in 20 different cities of the State. The research was applied in April 2019. In total, 438 people participated that indicated high importance given to technological resources in the teaching-learning process; high relevance to the brand aspects of HEI and medium-high correlation between the constructs used by this research. It was identified that the use of ICTs in the teaching-learning process, influences the brand perception of university students in Santa Catarina. With regard to brand loyalty, the brand achieved low means, thus indicating that HEIs have a certain difficulty in maintaining and retaining their consumers.

Palavras-chave: Educação, Tecnologias da Informação e Comunicação, Marketing, Brand Equity

Registro de patente: Não

Publicação parcial: Parcial

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