AS DIFICULDADES DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM MINISTRAR AULA DE DANÇA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE CAMBORIÚ – SC

Vagner Ricardo Abreu Guidalli & Regiane Da Silva
Data de publicação: 04/02/2020
Orientador por: TIAGO MARTINS COELHO
Educação Física - Licenciatura - Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

RESUMO
A dança é um referencial atualmente para quem busca novos olhares para se divertir e se expressar por meios de movimentos, apresentando novos métodos para cooperar. O objetivo do estudo é analisar quais são as dificuldades dos professores de educação física na rede municipal de Camboriú-SC em ministrar o conteúdo de dança em suas aulas. A metodologia parte de um estudo de campo, com a aplicação de um questionário, utilizando métodos estatísticos e quantitativo. Foi realizado uma entrevista com 38 professores, desses 16 (42%) responderam que ministram aulas de dança, entretanto 22 (58%) responderam que não ministram, desses 12 afirmaram que a principal dificuldade é não dominar está área. Com esse estudo, a compreensão e reflexão sobre esse conteúdo, viabilizará a realidade da dança nas escolas, com o intuito refletir as principais dificuldades encontradas pelos professores, assim trazendo novos métodos de pesquisa a partir da mesma.

ABSTRACT
This research starts from a case study, carried out in the city of Camboriú-SC, with 38 physical education teachers from the municipal network, with the purpose of analyzing what are the difficulties in giving dance classes at school. The methodology starts from a field study, with the application of a questionnaire, using statistical and quantitative methods. Bringing notes about the dance content in schools, directing to reality in this school context. With this study, understanding and reflection on this content will enable the reality of dance in schools, in order to reflect the main difficulties encountered by teachers, thus bringing new research methods from it.

Palavras-chave: Dança. Educação Física. Professores.

Registro de patente: Não

Publicação parcial: Parcial

Detalhe de publicação parcial:

Número de páginas: 16

Número de visualizações/download: 183 / 113

Clique aqui para fazer o download do arquivo completo.