EDUCAÇÃO INCLUSIVA, IGUALITÁRIA E BASEADA NOS PRINCÍPIOS DE DIREITOS HUMANOS E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: Um estudo multicasos em escolas públicas e privadas de Balneário Camboriú

Sophia Santana Perfoll
Data de publicação: 03/07/2019
Orientador por: ANDRÉ GOBBO
Administração - Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)
Polo: Balneário Camboriú (SC)

RESUMO
A qualidade na Educação Infantil está entre uma das metas estipuladas pela Organização das Nações Unidas na Reunião Rio+20, onde foram elaboradas metas para promoção dos direitos humanos e direitos por uma educação de qualidade para todos. O presente trabalhou objetivou descobrir quais as ações implantadas por escolas públicas e privadas de Educação Infantil para promover a inclusão, a igualdade, o desenvolvimento sustentável e o respeito aos direitos humanos. Através de roteiro de perguntas enviado para responsáveis pela gestão de duas escolas públicas e duas escolas privadas do município de Balneário Camboriú, foi possível analisar o posicionamento das instituições a respeito do tema, podendo verificar que os pensamentos são similares em muitos aspectos. Através da análise do discurso obtido nas respostas, notou-se, da mesma forma, que o termo desenvolvimento sustentável ainda não foi bem compreendido pelos gestores, uma vez que apenas o viés ambiental foi citado em suas práticas na busca de um desenvolvimento sustentável, ficando excludente os fatores sociais e econômicos que fazem parte do conceito.

ABSTRACT
Quality in Early Childhood Education is one of the goals set by the United Nations Organization (ONU) at the Rio+20 meeting, where goals were set for the promotion of human rights and rights for quality education for all. The presente work aimed to find out what the actions implemented by public and private schools of Early Childhood Education to promote inclusion, equality, sustainable development and respect for human right. Through a questionnaire sent to managers of two public schools and two private schools in the munícipe os Balneário Camboriú, it was possible to analyze the position of the institutions on the subject, being able to verify that the thoughts are similar in many aspects. Through the analysis of the discourse obtained in the responses, it was also noted that the term sustainable development has not yet been well understood by managers, since only the environmental bias was cited in its practices in the search for sustainable development, excluding the social and economic factors tha are part of the concept.

Palavras-chave: Educação Inclusiva, Educação Sustentável, Educação Infantil, Direitos Humanos

Registro de patente: Não

Publicação parcial: Parcial

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