O PROGRAMA DE ACESSO À EDUCAÇÃO TÉCNICA E SUPERIOR PARA REFUGIADOS E IMIGRANTES DO CENTRO UNIVERSITÁRIO AVANTIS – UNIAVAN: UMA ANÁLISE QUALITATIVA

Maristela de Loreto Pedroso & Rafael Laurenço
Data de publicação: 03/07/2019
Orientador por: ANDRÉ GOBBO
Administração - Artigo Científico
Polo: Balneário Camboriú (SC)

RESUMO
Este trabalho é um artigo original de pesquisa de campo sobre a implementação do Programa de Acesso à Educação Técnica e Superior para refugiados e imigrantes do Centro Universitário Avantis – UniAvan. Sua construção se deu por meio de levantamento de dados documentais, bibliográficos e pesquisas de campo com entrevistas aplicadas com docentes, técnicos, reitoria e discentes, por meio dos quais buscou-se analisar qualitativamente as condições de implementação do referido programa. Os resultados encontrados mostraram que o programa é muito positivo para a instituição e sua comunidade acadêmica trazendo ganhos a todos e, também, que algumas dificuldades ainda precisam ser mais bem trabalhadas, dentre elas, a principal é a diferença no idioma e os problemas de comunicação que decorrem dele.

ABSTRACT
This paper is an original article concerning a field research on the implementation of the Technical and Higher Education Access Program for refugees and immigrants at Centro Universitário Avantis - UniAvan. It is based on documentary collection, as well as bibliographic and field research data with interviews applied to teachers, technicians, rectors and students in which we performed a qualitative analysis of the conditions for the implementation of the mentioned program. The results found that the program is very positive for both the institution and its academic community because it causes benefits to everybody.  Some difficulties, however, still need to be better worked such as the difference in language and the communication problems resulting from it.

Palavras-chave: Imigrantes, Refugiados, Educação Superior

Registro de patente: Não

Publicação parcial: Parcial

Detalhe de publicação parcial:

Número de páginas: 17

Número de visualizações/download: 85 / 93

Clique aqui para fazer o download do arquivo completo.